Neurologia

A área da neurologia veterinária, dedica-se ao estudo, diagnóstico e tratamento de todos os problemas e doenças do sistema nervoso dos cães e gatos. Ao longo das últimas décadas, houve grandes avanços de conhecimento no que se refere às doenças neurológicas, graças ao desenvolvimento tecnológico nesta área, encontrando-se, hoje em dia, profissionais cada vez mais capacitados ao atendimento de doenças relacionadas a este sistema.

Entre os sintomas que podem ter uma origem neurológica encontram-se:
– Alterações locomotoras;
– Tremores;
– Perda de equilíbrio, inclinação da cabeça;
– Alterações comportamentais;
– Convulsões;
– Dor, quando manipulado ou não.

O exame neurológico é um instrumento fundamental para o diagnóstico de uma doença, acometendo o sistema nervoso. O primeiro objetivo deste exame é definir se o problema é ou não neurológico. Se o for, o passo seguinte consiste na localização da lesão no sistema nervoso. É com base nos resultados obtidos no exame neurológico que o clínico solicita a realização de exames complementares, tais como: exames de sangue,  radiografias, análise do líquido cefalorraquidiano, tomografia computadorizada, ressonância magnética e métodos de eletrodiagnóstico. A realização destes testes permite o diagnóstico ou a suspeita mais evidente da doença, além de favorecer um plano de tratamento adequado e fornecer um prognóstico, sendo este, variável entre os pacientes.

O serviço de neurologia da Casa de Cachorro, possui anos de atuação na área, incluindo o atendimento de doenças como: epilepsias, hérnias de disco, meningites, doenças neuromusculares entre outras.

É importante o acompanhamento de pacientes apresentando doenças neurológicas por um profissional da área, sendo este um ponto relevante para um correto diagnóstico e tratamento.