A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PRÉ CIRURGICOS

 

Quando pensamos na cirurgia, mesmo as eletivas,devemos lembrar que o animal será submetido a uma anestesia mais profunda e, para uma boa anestesia e um bom retorno anestésico, o organismo precisa estar estabilizado, sendo de extrema importância os exames pré cirúrgicos.

O proprietário deve passar um histórico detalhado sobre a vida do animal, tentando esquecer o menos possível, histórico de doenças, alergias, se toma remédio diário ou se já fez alguma outra cirurgia. Um exame físico detalhado, onde pulmão, coração e os outros órgãos serão examinados, para verificar se está apto.

O anestesista que define o melhor protocolo anestésico e de analgesia para cada animal, variando de acordo o peso, raça, faixa etária, patologia, tipo de cirurgia e tempo de duração da cirurgia. É também quem solicita os exames necessários para a intervenção cirúrgica e acompanha o paciente durante e após a cirurgia.

Exames pré-anestésicos são de extrema importância para a avaliação do animal antes de qualquer procedimento cirúrgico/anestésico. Geralmente, são necessários exames de sangue como hemograma com plaquetas, função renal, hepática e glicemia. Se necessários outros exames podem ser solicitados, como ultrassonografias, raios-X, eletrocardiografia ou ecocardiograma.

Tudo isso dá suporte para que o melhor anestésico seja escolhido e o procedimento cirúrgico seja feito da melhor maneira possível.

 

texto:

Drª Manoela Bruckheimer da Silva

Compartilhar no facebook