10 Sintomas comuns de doenças em Cães

Perda de pelo está listada entre os sinais mais frequentes.

Embora alguns sinais possam ser comuns, ao observá-los com frequência leve seu pet ao veterinário.

Os pets dão sinais de que alguma coisa está errada. Por isso, é preciso dar atenção necessária a qualquer mudança de comportamento.

Alguns sinais podem indicar que seu cachorro está doente, por isso é preciso ficar atento. Se o cão apresentar qualquer um desses sintomas, procure um veterinário:

1. Orelhas com mau odor e com coceira – As orelhas dos cachorros nunca devem estar com mau cheiro. Se sentir um cheiro ruim vindo das orelhas do seu cão e ele estiver coçando essa região excessivamente, pode significar diversos problemas. Pode ser simplesmente sujeira, nada que uma boa limpeza não resolva. Mas também pode ser um problema mais sério, como uma infecção ou inflamação.

2. Coceira na região do ânus – Ver um cachorro arrastando o bumbum no chão e girando pode ser engraçado, mas na verdade significa que tem algo errado com suas glândulas anais. Todo cachorro tem duas pequenas glândulas anais, que podem ficar inflamadas. Se notar esse comportamento no seu cão, é bom leva-lo ao veterinário para verificar se está com algum problema.

3. Incontinência – Ocorre quando o cachorro perde o controle sobre sua bexiga ou intestino. É um sintoma que deve ser levado a sério, porque pode significar inúmeros problemas, somente um veterinário poderá descobrir do que se trata.

4. Mau hálito – Acredite, seu cachorro não deve ter bafo. O mau hálito em cachorros é causado por um acúmulo de bactérias na boca e no estômago. Também pode ser resultado de problemas nos dentes ou na gengiva. Se o mau hálito do seu cão persistir ou aparecer de repente, consulte um veterinário.

5. Tosse – Se seu cachorro apresentar tosse pode ser sinal de inflamação ou infecção na laringe e/ou traqueia, problemas cardíacos e/ou pulmonares.

6. Perda de peso excessiva – Se o peso do seu cachorro varia de tempos em tempos, não há motivo para preocupação. Mas leve ao veterinário se ele perder muito peso de repente, cerca de 10% de seu peso corporal.

7. Caroços ou inchaços – Se você sentir um caroço em seu cachorro não é preciso ficar desesperado. É comum cães desenvolverem nódulos benignos, mas para ter certeza só fazendo uma visita ao veterinário, porque também pode ser um sinal de câncer.

8. Coceira excessiva e perda de pelo – Assim como os humanos, os cães são suscetíveis a irritações na pele e alergias. Você pode notar seu cachorro se coçando mais durante algumas épocas do ano. Mas se ele coçar demais uma região e isso causar perda de pelo ou uma pequena inflamação, leve ao veterinário para limpar a região e tratar. Em alguns casos, o cão precisa usar o famoso cone para não piorar a situação.

9. Vômitos e diarreia – Quando um cachorro está vomitando ou com diarreia, podem ser inúmeros problemas. Em um caso mais simples, um ou dois dias de dieta restritiva pode resolver. Mas se persistir por mais tempo, consulte um veterinário.

10. Articulações inchadas e doloridas – A melhor maneira de perceber que seu cachorro está com problema nas articulações é se tiver dificuldades para levantar ou se estiver andando muito devagar. Pode ser alguma doença relacionado a cachorros idosos e descobrindo do que se trata, é possível aliviar essa dor.

Compartilhar no facebook